sábado, 18 de fevereiro de 2012

Escritora iraquarense lançará seu terceiro livro


 Por Germano Xavier

A escritora Maria Neta pretende lançar neste ano de 2012 o seu terceiro livro, intitulado de Casos e Causos. A obra trará em suas páginas uma coletânea de histórias que dialogam com acontecimentos verídicos e, também, com situações fictícias, brotadas da imaginação da escritora, que aproveita para fantasiar criando personagens, enredos, paisagens e ações bem particulares. “Tem histórias que muita gente da cidade sabe ou saberá do que estou dizendo quando começarem a ler, já outras são totalmente novas, criadas por mim e baseadas em minhas vivências. Eu também transformei várias histórias numa só, no caso específico de alguns textos do livro, o que deixará o meu leitor ainda mais curioso para saber do que se trata”, diz a filha do emblemático Seu Douzinho. “A maioria dos casos que retrato nesse livro eu ouvia do meu pai, que me contava muita coisa, principalmente fatos relacionados à vida dos antigos garimpeiros daqui da nossa região. Minha preocupação maior é a de resgatar um pouco mais acerca de nossa vasta cultura, valorizando o que é nosso através da história, para que o jovem de hoje leia o livro e tenha, ao menos, uma noção do que foi o nosso passado, tentando fazer com que saiba ele fazer as devidas comparações com relação ao passado e ao presente”, reforça. O livro Casos e Causos, que foi revisado por Hermano Queiroz e que contará com ilustrações do artista plástico Marcel Gama, será dividido em capítulos e também destacará a esfera da religião, das rezas e das rezadeiras, fará um esboço comparativo entre os modos de vida do sertanejo e do lavrista (uma alusão ao período das Lavras Diamantinas), uma parte dedicada às crianças/infância e também à vida como educadora na cidade de Iraquara-BA. “No começo, eu achava repugnante quando meu pai chegava e começava a me contar aquelas histórias de bravura dos jagunços, mas hoje sei que é uma parte de nossa história e que precisa ser registrada”, confessa Maria Neta, que ainda diz que a escolha do formato capitular de seu livro se deu porque assim haverá uma maior fluidez na leitura, o que tornará menos cansativo para o leitor. “Com o Casos e Causos eu objetivo retirar o meu leitor, mesmo que por poucos instantes, dessa vida de correria, de tanta violência, fazer com que ele se distraia um pouco e com uma distração de qualidade. Já estou vendo algumas parcerias, tanto aqui como na capital baiana, para que o livro esteja pronto o mais rápido possível. Se tudo der certo, gostaria muito que o lançamento fosse na mesma época das comemorações do cinquentenário da nossa cidade, vamos ver.” A escritora ainda revela que já pretende começar a finalizar o seu quarto livro, este agora de poemas, com o título já definido de Além da Imaginação.

2 comentários:

Dani Gama disse...

Estou ansiosa para ver a obra publicada.

Suzana Duraes disse...

Que bom! Mais um registro das histórias de nossa terra. Certamente será uma obra que terei prazer em ler.