sábado, 18 de fevereiro de 2012

Auditório Robinson Ribeiro é palco de formação de gestores escolares


 Por Germano Xavier

Aconteceu na última quarta-feira, dia 15 de fevereiro, na cidade de Iraquara-BA, o primeiro Encontro de Formação de Equipes Gestoras em Educação do ano de 2012. O evento tem como público alvo os diretores e coordenadores de toda a rede de ensino municipal e acontece de acordo com a demanda de atividades neste setor, geralmente mensal ou bimestralmente, servindo para efetivar um diálogo condizente às problemáticas das escolas ou sobre algum projeto específico da Secretaria de Educação (SEMEC) que tenha necessidade de ser discutido coletivamente com todas as comunidades escolares. “O encontro de hoje tem o propósito de iniciar um debate acerca de alguns projetos que temos em mente para os festejos do cinquentenário iraquarense, no mês de julho deste ano, e também para o decorrer de todo o ano letivo. As equipes gestoras terão de desenvolver atividades de leitura, produção de textos e pesquisas nas escolas a fim de produzir material de cunho memorialístico para posterior publicação”, afirmou Cleide Cerqueira, Supervisora Técnica do Ensino Fundamental I e uma das organizadoras da pauta matinal do encontro. “Queremos também publicar uma antologia de memórias a partir do material produzido em cada pólo de educação do município”, confirmou Elaine Alves, Supervisora Técnica do Ensino Fundamental II. “O papel do pessoal da SEMEC é o de instrumentalizar as equipes gestoras na direção do desenvolvimento das atividades que são feitas seguindo algumas etapas”, reforçou Cleide. O primeiro encontro foi separado em duas partes: durante o período da manhã, desenvolveu-se uma oficina de produção de memórias literárias com a intenção de discutir quais são as características desse gênero textual, quais as fases necessárias para se produzir as memórias, partindo do ler, passando pelo entrevistar (ficou claro que a intenção é buscar informações oriundas de pessoas com faixas etárias mais elevadas) e indo até a escrita propriamente dita. Para isso, foram feitas algumas leituras em conjunto no auditório Robinson Ribeiro, espaço que faz parte da Biblioteca Pública Municipal Elias Vieira Gama, seguidas de socialização dos comentários por parte dos gestores presentes. Já durante o período vespertino, foi trabalhado o Projeto Sessões Simultâneas de Leitura (PSSL) e, também, deu-se início às propostas e debates referentes às comemorações dos cinquenta anos de emancipação da cidade de Iraquara. Encontros formadores neste modelo já são uma prática da SEMEC desde o ano de 2009. De acordo com Flávia Alves, Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação (SEMEC), “as ações do PSSL acontecerão antes, durante e depois das aulas de leitura e objetivarão qualificar o ato de ler, já que é perceptível em nossa rede escolar a presença de um público leitor já devidamente consolidado. O foco será trabalhar com textos literários, que serão selecionados pelos próprios professores, tendo em vista alguns critérios já pré-estabelecidos. A partir da seleção do material, o professor levará o livro para casa, fará a devida leitura, escreverá uma resenha sobre ele, divulgará sua resenha no ambiente escolar convidando todos os estudantes para a sessão de culminância. Feito isso, professor e coordenador planejarão a aula de leitura referente ao PSSL, tentando garantir as condições didáticas do antes, do durante e do depois da leitura. Por exemplo, se o texto escolhido foi um conto de terror, a sala precisa ser caracterizada para dar a sensação de terror, da mesma forma um conto de fadas, tentando sempre transmitir esse tipo de encantamento aos alunos. Outro projeto discutido foi o Projeto Cinquentenário – História e Vivências de Iraquara, que tem por base discutir questões pertinentes à educação patrimonial dentro das escolas iraquarenses. Para isso, as escolas definirão suas propostas de trabalho, seguindo os seguintes recortes: Belezas Naturais, Aspectos Históricos, Artesanato, Aspectos Geográficos, Manifestações Culturais e Tradições, Memórias, Causos e Lendas, Personalidades, População, Escritores da terra e suas obras, Educação, Comércio, Aspectos Políticos, Atualidades, Saúde, Economia, Culinária, Arquitetura, Comunicação, Religiosidade, entre tantos outros. Flávia Alves ainda revelou que haverá a publicação de produções textuais e artísticas feitas por estudantes e professores das escolas municipais no intuito de valorizar os nossos talentos nos diversos campos das artes e da literatura. Sirleite Neves, Supervisora Técnica do Ensino Infantil, disse que a SEMEC intenciona lançar ainda no final deste ano uma revista para prestigiar outras produções de nosso município.

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