segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como guardo rebanhos


Por Germano Xavier

"Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais."
(Alberto Caeiro, F.P., em O Guardador de Rebanhos)



sou um poeta contrário, mas comum. tive
e tenho três fases, cujas manchas me bordam as vistas.
sou feito de partes
distorcidas e me digo esponja, pois tudo absorvo.
todo o mundo, até mesmo a solidão.
e em nenhum final estou feliz.
o poeta que há em mim é triste, é alegre,
é escolha. culpo a tristeza por pensar, porque eles –
os pensamentos – pesam.

uma frase guardo, mas não a sei ainda.
farei com ela minha obra em resumo, o caminho
do encontro com a forma máxima da existência.
o poeta que há em mim atribui carga respeitosa
ao verso, porque de pureza – só quando de alma.
conclama a figura do ouvinte, do que pensa pensar junto,
e agradece a maquinaria invertebrada do que não se vê,
mas se sente.

admito absurdar-me a cada novo dia, a cada novo olhar,
pois o novo é presente, o novo é vivo. mas não quero pensar no mundo.
meu sentido é arma, minha filosofia é nada. talvez o amor ainda sobre
já que é o não suspeitar o insuspeito.

sinto pena dos que vivem uma vida vazia - principalmente sem poesia.
a cidade mata lentamente e sinto pena. morrem poetas todos os dias.

antes do meu poema, há a imagem - uma introdução.
o que não possuo quando penso?
posso ser mais humano se me privo pensar?

contra o mal do orgulho, simples almejo o meu esforço de verdade.
e por continuar pensando na vida, mesmo não querendo pensar,
mesmo diante de todos os encalços, infelizmente torno-me feliz –
ou felizmente infeliz, o adubo das ilusões.

o pensar é a doença. safar-me-ia das cruezas de mim mesmo
se me salvo do pensamento. pensar é o momento errado
do ser humano.

mas de que outro jeito brinco com o poema como brinco com a infância,
de que outro modo me fácil é desejar bons momentos ao homem,
aos unidos poetas e homens, tecelãos dos fios da vida
que celebramos por todas as estações, mesmo sabendo tudo morte?

Nenhum comentário: